Religião dos Super Heróis dos quadrinhos


Na maioria dos casos só é possível supor a religião dos diversos super heróis por meio de algumas pistas deixadas nas várias HQ's. Como diversos autores podem escrever a história de um mesmo herói sua religião também pode variar. Alguns heróis também abandonaram ou mudaram a religião durante a vida. Segue a lista com as religiões de alguns dos heróis mais famosos:

Católicos

Noturno é retratado como um católico muito fervoroso e chegou a estudar para se tornar padre. Hellboy o 'garoto do inferno' quase sempre aparece segurando um terço católico. Demolidor várias vezes aparece numa igreja católica se confessando. Respectivamente, nos filmes X-Men 2, Hellboy 1 e 2 e Demolidor: O Homem Sem Medo é mostrada a religiosidade desses personagens. Outros heróis católicos são: Gambit, Mulher Gato e Justiceiro.

Anglicanos
Entre os anglicanos estão a Mulher Invisível e seu irmão Tocha Humana do Quarteto Fantástico. Além do Fera do X-Men. A maioria dos autores sugere que Batman foi criado na religião anglicana, mas se afastou depois do assassinato de seus pais.

Judeus
Magneto é um dos mais conhecidos personagens judeus, grande parte do ódio ao humanos do mutante é explicado por conta da sua infância num campo de concentração nazista - fato mostrado no início do primeiro filme dos X-Men. Também são judeus, Coisa (Quarteto Fantástico), Silhouette (Watchmen) e Lince Negra (X-Men).

Metodistas
Nos quadrinhos, quando criança várias vezes Superman aparece frequentando uma igreja metodista com seus pais adotivos em Smallville, mas, ao que parece, depois de adulto este abandonou a religião. Supergirl e Superboy seguem a mesma religião.

Mitológicos
Vale lembrar que alguns heróis têm seus poderes explicados/advindos das religiões politeístas, como a amazona Mulher Maravilha (Mitologia Greco-Romana). Além de Aquaman que é o Rei do mundo submarino de Atantlis (Mitologia Greco-Romana). Sem esquecer o deus do trovão Thor da mitologia nórdica.

Budistas
Alguns heróis durante uma passagem pelo oriente receberam ensinamentos budistas, como exemplo o Batman no filme Batman Begins. Wolverine teve uma de suas sagas no Japão e lá estudou artes marciais, filosofia e religião além de aparecer várias vezes em templos budistas (A cena pós-credito do filme do herói - pare aqui caso não queira saber - sugeriu que, se existir, a continuação do filme se passará no Japão).

Protestantes
Como esta é a religião mais comum nos EUA, vários heróis são protestantes. Como Flash, Homem Aranha, Lanterna Verde, Ciclope, e claro, o herói que melhor representa o estilo de vida americano, Capitão América.

Batistas
A Vampira do X-Men é da região Sul do EUA onde predominam as igrejas batistas e já declarou seguir essa religião. Também é batista o anti-herói Motoqueiro Fantasma.

Hindus
São poucos os heróis conhecidos seguidores desta religião, podemos citar Sentinela Ômega e Desafiador (Deadman).

Muçulmanos
Assim como os Hindus são poucos os super heróis muçulmanos mais conhecidos, entre eles estão (X-Men que foi criada depois dos atentados de 11 de Setembro que recebe certo preconceito por parte de alguns mutantes por se declarar muçulmana e usar burca em público) e Naif al-Sheikh que é um agente secreto e líder da Liga da Justiça Elite.

Ateus, Agnósticos, sem religião declarada
Como a crença, ou não, numa religião é poucas vezes mencionada nos HQ's há poucos Ateus ou Agnósticos declarados e muitos que parecem não seguir nenhuma religião (mesmo apresentando 'certa religiosidade'). Como declarados, entre os mais conhecidos, temos Lex Luthor (principal vilão do Superman) que é ateu e segue a filosofia de Nietzsche e o agnóstico Arqueiro Verde. Update: O mutante nascido na União Soviética Colossus do X-Men também é ateísta declarado.

Também se especula que Wolverine, Batman - já citados -, Homem de Ferro (que já apareceu rezando em voz alta, mas nunca declarando uma religião), Miss Marvel, entre outros possam ser ateus, agnósticos ou apenas não seguem nenhuma religião (mas podem acreditar num deus, na força, algo maior, etc.).

Fontes: Revista Mundo Estranho de 09/2008 e o The Religious Affiliation of Comic Book Characters (indicado p/ quem quer saber um pouco mais do assunto).
Imagens: em sua maioria foram tiradas do Deviantart, segue os links: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 17, 18, 19
P.S: Como há um número muito grande de religiões (igrejas, denominações...) e heróis, foram abordadas as maiores religiões, além dos heróis mais conhecidos ou que possuíam mais informações sobre o tema. A ordem adotada foi aleatória.

26 comentários:

  1. Otavio disse...:

    Post muito bacana e interessante. É isso aí, conteúdo original de primeira.

  1. Rodrigo Moncks disse...:

    Pô, muito legal esse post. Bom blog, também!

    Eu, como sou agnóstico, achei interessante saber que o Arqueiro Verde é. :P

  1. Samantha disse...:

    Post muito bem feito e interessante. Parabéns pelo cuidado, pela organização e, claro, pela idéia. :)

  1. A. Ugá disse...:

    Obrigado pessoal, a ideia inicial surgiu mesmo ao ler a matéria da Revista Mundo Estranho que usei como uma das fontes. :)

  1. Bastente legal o post, realmente. Quanto à mulher Invisível, há uma certa discussão, alguns escritores a colocaram como anglicanos, outros a declararam como católica (inclusive na saga das Jóis do Infinito)

  1. Sinais Reais disse...:

    Cara, eu nunca observei este detalhe dos super heróis. Seu post é 10! Reproduzí seu texto no meu blog uma vez que trata do assunto sobre religião (http://sinaisreais.blogspot.com). Um grande abraço.

  1. Leandro disse...:

    Um dos personagens mais mutantes em suas crenças é o Thanos, que já alternou por quase tudo e ainda é uma incógnita.
    Luiz Felipe, na trilogia Cruzada Infinita, acho que a separação era simplesmente os que acreditavam em algum deus e os ateus/agnosticos. Precisa ver também se na tradução, se você nao leu o original (eu nao li), eles nao ajustaram o contexto das frases para todos serem vistos como católicos.

  1. Daniel Bruno disse...:

    Será que o Thor reza pra ele mesmo?

  1. Anderson disse...:

    Como mencionar "protestante" como se fosse coisa diversa de batista ou metodista?
    Faltou mencionar a Lupina, que é presbiteriana, bastando examinar as origens dela para concluir isso. Ah, já ouvi falar do Asa Noturna com uma Bíblia na cabeceira.

  1. Antonio Ugá disse...:

    Na verdade, como falei no post, as denominações são várias. E originalmente por "protestantes" temos as Igrejas Luteranas, Calvinistas e Anglicanas. Posteriormente, sugiram as igrejas batistas, metodistas e pentecostais, etc. Então, acredito que as fontes que utilizei denominam como protestantes as igrejas calvinistas que predominam nos EUA, separadas da igreja batista e metodistas (que sugiram depois) e da anglicana.

  1. Muitoooooo legal o post! Realmente, foi muito original a ideia, já que não havia visto nada desse tipo antes!

    Só uma coisinha, o Noturno me parece ser católico também não!!?!?!?

    Abs,
    Érika
    http://www.oquartoelemento.com.br

  1. Antonio Ugá disse...:

    Olá Érika, muito obrigado. Não entendi sua pergunta. Acho que na hora de escrever você trocou o nome.

    Abraço

  1. alex disse...:

    assunto original muito bom....hehe a vampira e o motoqueiro fantasma são batista ....acho que é por isso que sempre curti eles uahhuauahu

  1. Unknown disse...:

    opa! isso q é poste! e ainda, original! :D

  1. Ferrari disse...:

    Orra Man, esse post foi MtoO bom...!!!

    Gostei!!!....rs

    Abrazzz

  1. Amanda Falcão disse...:

    Post muito interessante :)

  1. Luizg. disse...:

    Cara, grande post.

    Mas, só pra constar. O Magneto é de origem Cigana (povo Roma, como preferem ser chamados), e não judia. Os ciganos também foram perseguidos durante o holocausto, por isso a sua informação não está de todo errada.

    Agora, eu teria que rever o primeiro filme porque talvez lá ele fosse retratado como Judeu. Não é impossível que assim fosse. Afinal, a indústria cinematográfica americana é dominada por Judeus...

  1. A. Ugá disse...:

    Olá Luizg, primeiramente muito obrigado.

    Realmente há uma discussão se o Magneto é Judeu ou Cigano (que tbm foram levados para Auschwitz) no filme apenas aparece ele no campo de concentração se não me engano.

    Acho que ele é judeu pq a maior parte das fontes que utilizei afirma inclusive na matéria da revista Mundo Estranho. O site americano inclui até o debate (http://www.adherents.com/lit/comics/Magneto.html).

    Pelo que sei ele é judeu, mas sua esposa Magda que tbm estava no campo de concentração (onde se conheceram) parece que era cigana.

    É realmente um bom debate para os fãs.

  1. rashid disse...:

    muito bom cara!
    otimo post!

  1. Anônimo disse...:

    Anglicanos, Metodistas e Batistas também são protestantes... ficou esquisito quando separou as três e mais um classe para os outros protestantes... mas bo mais ficou muito legal.

  1. Roberto Pepino disse...:

    Li seu trabalho no jornal O Imparcial, de São Luis, e achei bem interessante - mesmo para quem não chega a ser especialista de HQ. Tomei a liberdade de divulgar seu conteúdo no meu blog (blogdopepino.zip.net). Parabéns!!

  1. ALVARO JOSÉ disse...:

    Opa! Essa discussão não inclui somente nosso amigo Eric Magnus(Magneto), outros personagens também citados aqui pertencem à mesma divisão (judeu/ cigano; etc)devido diversas fases em suas vidas; tais como:

    -Noturno: Catholic (raised Roma/Gypsy)
    -Wolverine: criado no Protestantismo; algumas vezes ateu; praticante de budismo.
    Dentre outros..

    Para melhor fonte (e confirmada) e muitos, muitos outros personagens e suas respectivas religiões, recomendo o http://www.comicbookreligion.com
    (é... o site é em inglês mas é fácil de entender)

    La tem divisão por metodistas, wiccanos, presbiterianos, católicos, ateus, luteranos, mormon, hindu, judeu, budista, batista, anglicano, etc...
    Bem bacana e mata a curiosidade de muita gente sobre esse assunto.

    Abraços!

  1. Unknown disse...:

    Porra taí uma coisa REALMENTE interessante! E que tempo livre qq

  1. Anônimo disse...:

    Muito legal seu post,pois da um bom enfoque nas individualidades de cada um, sejam super heróis ou não. Não precisamos ser todos iguais o que precisamos é nos respeitaremos uns aos outros.Matou minha curiosidade, pois achei que alguém tão racional, científico e objetivo como o batman fosse ateu, assim como eu, mas tudo bem é apenas um personagem criado para nos iludir num mundo cão, onde o respeito etnico, social e religioso estão longe de serem entendidos pela irracionalidade do animal mais racional que já pisou nesse planeta

  1. Sidnei disse...:

    « Anglicanos, Metodistas e Batistas também são protestantes... »

    En suivant cette logique, les indiqués ci-dessus plus les catholiques et quelques autres sont tous issus d'un tronc commun : le christianisme.

    Toutefois leur singularité intrinsèque réside dans des faits qui ont forgé leur attitude de super-héros basée sur les acquis culturels que leur "éducation religieuse" les ont imprimée.

    La sous-division du christianisme en ses diverses tendances culturelles prend alors toute sa signification dans la spécificité intrinsèque de chaque super-héros. Et c'est bien ! Une manière discrète d'éviter le syncrétisme des personnages de HQ à défaut de ne pas empêcher la massification des "sentiments" que les histoires de ses personnages propagent . . .

    Ah ! J'allais oublier, excellent post ! Toutes mes félicitations pour l'initiative.

    L'inédite n'est pas important, la connaissance des idées est essentielle pour nous faire progresser comme humains !

    SRJr®

  1. Gabriel disse...:

    A Vampira era atéia nos anos 80. Lá pela edição #200 de Uncanny X-Men, ela afirma "Se eu acreditasse em Deus... pediria perdão pelo meu passado", ou algo do tipo (X-Men nº 27 da Editora Abril).

Postar um comentário

 
Desventura.org © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour