21 filmes que se passam durante o Natal


Nós do Desventura indicamos 21 filmes para curtir nesse final de ano, todos os filmes da lista se passam durante as comemorações natalinas. Decidimos indicar não só os filmes mais tradicionais, mas também comédias de humor negro, filmes de ação e terror, desejamos boas festas. Esta é nossa segunda lista para indicação de filmes divulgamos também 21 filmes para morrer de medo no Dia das Bruxas


A Felicidade Não Se Compra (EUA, 1946). Escrito por Frances Goodrich, Albert Hackett e Frank Capra. Dirigido por Frank Capra. George Bailey (James Stewart) é um solícito chefe de família que se depara com duros problemas financeiros e decide se suicidar. Neste momento, ele recebe a visita de seu anjo da guarda, que lhe mostra como seria a vida de conhecidos de George se ele nunca tivesse existido. Um belíssimo clássico para assistir em família em qualquer época. Aproveitando a sensibilidade do período natalino, o filme faz o espectador repensar na forma de enxergar os problemas. 5 indicações ao Oscar.


De Ilusão Também se Vive (EUA, 1947). Escrito e dirigido por George Seaton. Senhor é contratado como Papai Noel por uma loja de conveniência. Quando diz a todos que é realmente o bom velhinho e que está ali justamente para provar que é real, cria polêmica e é atestado como insano e posto em julgamento. A refilmagem de 1994 se tornou um clássico da Sessão da Tarde, mas não possui a magia deste verdadeiro clássico de 1947. Vencedor de 3 Oscars.


O Estranho Mundo de Jack (EUA, 1993). Escrito por Caroline Thompson (baseado em história e personagens criados por Tim Burton). Dirigido por Henry Selick. Tim Burton apresenta esta impressionante animação em stop motion. Jack, o rei da cidade do Halloween descobre um portal para as cidades das outras festas, cansado de sua rotina, convence os habitantes de sua cidade a seqüestrar o Papai Noel e realizar um Natal ao seu modo. Uma impressionante animação em stop motion. 1 indicação ao Oscar.


Simplesmente Amor (Inglaterra/EUA, 2003). Escrito e dirigido por Richard Curtis. Contando com várias tramas paralelas, este longa evoca, de várias formas, a manifestação do amor. Uma ótima e charmosa comédia romântica que retrata as vidas e amores que se entrelaçam durante a época de Natal. Tudo isso com o belo senso de humor britânico. 2 indicações ao Globo de Ouro.


Férias Frustradas de Natal (EUA, 1989). Escrito por John Hughes. Dirigido por Jeremiah S. Chechik. Pai (Chevy Chase) promete a família o mais divertido Natal que já tiveram, mas sua tentativa acaba em grandes confusões. Aonde quer que ela vá, não há como não se divertir com as embaraçosas aventuras desta família.


Esqueceram de Mim (EUA, 1990). Escrito por John Hughes. Dirigido por Chris Columbus. Família viaja para passar o Natal em Paris e esquece um dos filhos em casa. Sozinho, o garoto Kevin (Macaulay Culkin) tem que se virar e ainda escapar das investidas de dois ladrões. Apesar da solidão do protagonista na época em que mais se deseja estar com a família, enquanto crianças, adoramos nos sentir na pele de Kevin em suas aventuras, por mais absurdas que sejam. Quando crescemos, gostamos pela lembrança dos natais da infância. Vale mencionar a seqüência “Esqueceram de Mim 2”. 2 indicações ao Oscar.


Um Conto de Natal (EUA, 1999). Escrito por Peter Barnes (baseado em estória de Charles Dickens). Dirigido por David Hugh Jones. Senhor avarento e ranzinza recebe a visita de espíritos do Natal para que possa, finalmente, passar a amar o próximo. Este filme feito para TV é uma das diversas versões do Conto de Natal criado Charles Dickens. Indicado a 1 Emmy.


O Conto de Natal do Mickey (EUA, 1983). Escrito por Burny Mattinson, Tony Marino, Ed Gombert, Don Griffith, Alan Young e Alan Dinehart (baseado em estória de Charles Dickens). Dirigido por Burny Mattinson. Mais uma versão do conto de Charles Dickens. Aqui, Tio Patinhas assume o papel de Ebenezer Scrooge, velho egoísta e rabugento, que não tem limite para sua ganância e despreza sentimentos como amor, amizade e generosidade. Cabe a Mickey e sua turma, convencê-lo do contrário. É sempre divertido acompanhamos o Natal de um dos personagens mais simpáticos dos desenhos animados. 1 indicação ao Oscar.


Os Fantasmas Contra Atacam (EUA, 1988). Escrito por Mitch Glazer e Michael O'Donoghue (inspirado em estória de Charles Dickens). Dirigido por Richard Donner. Pois é, Charles Dickens mais uma vez. Esta é uma versão bem-humorada de “Um Conto de Natal”. Bill Murray é um arrogante dono de empresa de entregas que recebe a visita de fantasmas na véspera de Natal. Garante boas risadas para aqueles que gostam de assistir a uma boa comédia com a família na época natalina. 1 indicação ao Oscar.


Um Duende em Nova York (EUA, 2003). Escrito por David Berenbaum. Dirigido por Jon Favreau. Buddy (Will Ferrell) é humano que foi criado como duende ajudante do Papai Noel. Após ter problemas na comunidade em que vive, decide largar tudo e partir para Nova York em busca do pai. Uma fantasia bem humorada e seu protagonista provoca uma divertida identificação.


O Expresso Polar (EUA, 2004). Escrito por Robert Zemeckis e William Broyles Jr. (baseado em livro de Chris Van Allsburg). Dirigido por Robert Zemeckis. Garoto (Tom Hanks, que também oferece movimento a vários outros personagens) acredita na existência do Papai Noel, mesmo que seus amigos insistam que o bom velhinho não existe. Na noite de Natal, o menino embarca com outras crianças em um trem rumo ao Pólo Norte, a fim de provar sua crença. A concepção técnica e a atmosfera natalina são fantásticos, com exceção da expressividade dos personagens, que ainda fica a dever em animações em motion capture como essa. 3 indicações ao Oscar.


Papai Noel às Avessas (EUA/Alemanha, 2003). Escrito por Glenn Ficarra e John Requa. Dirigido por Terry Zwigoff. Dois vigaristas passeiam por shoppings fantasiados como Papai Noel e seu elfo ajudante, planejando assaltar os estabelecimentos que visitam, mas encontram um garoto de oito anos que lhes ensina o verdadeiro significado do Natal. Billy Bob Thorton está ótimo como o sarcástico Papai Noel do título. 1 indicação ao Globo de Ouro.


Trocando as Bolas (EUA, 1983). Escrito por Timothy Harris e Herschel Weingrod. Dirigido por John Landis. Executivo e mendigo têm seus papéis trocados na sociedade devido a uma aposta de milionários. A inversão dos valores e a busca por um sentido às novas vidas é o ponto marcante do filme que também se passa durante o Natal. 1 indicação ao Oscar.


Um homem de Família (EUA, 2000). Escrito por David Diamond e David Weissman. Dirigido por Brett Ratner. Executivo ambicioso larga a namorada da juventude para se entregar ao mundo dos negócios. 13 anos depois, já estabelecido e com uma das grandes fortunas de Wall Street, tem uma existência solitária e superficial. Numa certa manhã, acorda em uma casa de subúrbio, com sua antiga namorada ao lado, um choro de bebê e uma menininha pulando na cama do casal. Bastante influenciado por "A Felicidade não se Compra" e “Um Conto de Natal” de Charles Dickens.


Gremlins (EUA, 1984). Escrito por Chris Columbus. Dirigido por Joe Dante. No Natal, pai presenteia filho único com um simpático bichinho peludo. Certas regras de criação não são cumpridas e a pequena cidade onde vivem acaba infestada por pequenos e devastadores monstrinhos em plena noite de Natal. Neste longa, o Natal recebe uma pequena dose de humor negro. Diversão garantida.


Escrito nas Estrelas (Serendipity, EUA, 2001). Escrito por Marc Klein. Dirigido por Peter Chelsom. Comédia romântica que traz a história de um casal que se conhece durante as compras de Natal em Nova York. No entanto, eles se afastam e, anos depois, quando ambos estão noivos, começam a imaginar como seria se tivessem ficado juntos. Levando a divertidas tentativas para localizar a alma gêmea perdida. Uma comédia romântica morninha.


Meu Papai É Noel (EUA, 1994). Escrito por Leo Benvenuti e Steve Rudnick. Dirigido por John Pasquin. Papai Noel sofre um acidente na casa de um vendedor de brinquedos (Tim Allen). Impossibilitado de realizar suas tarefas, o bom velhinho pede ajuda e o cético homem passa a ocupar a sua função e a se transformar, gradativamente, na emblemática figura de Papai Noel.


O Grinch (How the Grinch Stole Christmas, EUA, 2000). Escrito por Jeffrey Price e Peter S. Seaman (baseado no livro de Dr. Seuss). Dirigido por Ron Howard. Grinch (Jim Carrey) vive no Monte Espicho e se sente aborrecido toda vez que chega o Natal. Assim, resolve sabotar as festividades roubando os presentes deixados para as crianças no momento que Papai Noel sai das casas. Mesmo tendo algumas escorregadas, gostamos do filme por possuir aquele clima natalino tão bacana. Vencedor de 1 Oscar.


Duro de Matar (EUA, 1988). Escrito por Jeb Stuart e Steven E. de Souza (baseado em romance de Roderick Thorp). Dirigido por John McTiernan. Não podia faltar um filme de ação com a trama durante o Natal. Policial nova-iorquino, John McClane (Bruce Willis), vai visitar a mulher numa festa no prédio de seu local de trabalho, uma gigantesca multinacional. Entretanto, terroristas invadem o prédio e tomam as pessoas como reféns. O filme é excelente e deu início a uma franquia de sucesso. 4 indicações ao Oscar.


Feliz Natal (Brasil, 2008). Escrito por Selton Mello e Marcelo Vindicato. Dirigido por Selton Mello. Caio (Leonardo Medeiros) visita a família durante a época natalina, mas não é tão bem recebido pelos parentes. Um "filme natalino" amargo. Neste drama, planos fechadíssimos nos aproxima de uma angustiada família e, quanto mais próximos estamos, mais queremos nos afastar. É um filme denso e maduro em que todo elenco cumpre bem a sua função. Excelente a participação de Darlene Glória, vivendo uma personagem desajuizada. No meio de personagens tão sem esperança, os amigos de Caio também se destacam por retratar, com perfeição, o cotidiano de um grande número de brasileiros, que se utilizam do humor para lidar com a desgraçada existência.


Noite do Terror (Canadá, 1974). Escrito por Roy Moore. Dirigido por Bob Clark. Como na lista de filmes de terror, este é a ovelha negra. Se você assistiu até aqui, já se emocionou demais, agora sugerimos uns bons sustos, claro, sem fugir do tema. Psicopata aterroriza um grupo de garotas numa pensão na véspera de Natal. Aos poucos, elas aparecem mortas, vítimas do maníaco. Um bom representante do terror sobre o tema. Aliás, dos slasher movies.

Utilizamos como guia outras listas e sites sobre cinema: Omelista: Filmes Natalinos, Filmes de Natal, Cinema em Cena

Textos e Seleção: Antonio e Otávio Ugá
Arte: Kakate do O Padre Voador

3 comentários:

  1. Muito boa lista


    http://queijohumor.blogspot.com/

  1. Anônimo disse...:

    Ainda prefiro férias frustradas de natal :P

Postar um comentário

 
Desventura.org © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour